Esporte Clube River Playt - Tricolor Castelense
Fundado em Julho de 1985, o Esporte Clube River Playt do bairro Piçarra, em Castelo do Piauí, consolidou-se como um dos grandes do futebol castelense. Com uma rica sala de troféus, o clube é um dos maiores vencedores do futebol local de todos os tempos, ultrapassando a marca de 100 títulos e também sendo base da seleção castelense, que disputou por diversas vezes a Copa Piauiense de Futebol Amador.
ORIGEM DO CLUBE
No inicio de sua fundação, comprometimento, garra e força de vontade eram os pilares de sustentação do novo time criado, devido à falta de estrutura na época. Começaremos aqui pela chegada do ainda menino Osvaldo Ribeiro a Castelo, vindo da localidade Brotas, zona rural de nosso município em 8 de julho de 1984.
Quando chegou ao bairro Piçarra, Osvaldo encontrou uma equipe já formada, porém ainda não organizada. O time era o Piçarra, tendo como idealizadores os jogadores Santo Bil, Luís Nogueira, Vicente (falecido), Matheus (falecido), José Alves “Dedé”(falecido), Francisco José, Albenites, Alberone, Crispim (irmão de Osvaldo), Ataliba (Neném), Francisco Antonio (Spasat), dentre outros.

Osvaldo Ribeiro, técnico e um dos fundadores do River Playt, concedendo entrevista a Augusto Júnior
Devido ser muito novo e não ter espaço na citada equipe, Osvaldo Ribeiro resolve montar seu próprio time, formado na sua maioria por jogadores novos.
O NOME RIVER PLAYT
Os dirigentes do Piçarra ganharam um uniforme verde com uma listra branca no meio, parecido com o do River Playt da Argentina só que as cores do xará argentino, são branco e vermelho. Devido ao fato de alguns atletas simpatizarem com o nome, este foi o escolhido pelo clube.
Uma das formações do River Playt na década de 80, no antigo campo de areia situado onde atualmente é o Mangueirão
Em meados da década de 80, boa parte dos jogares do elenco do recém criado River Playt tiveram que sair de Castelo em busca de melhores oportunidades de emprego em grandes centros do Brasil, com isso a direção do clube passou a ser de Osvaldo Ribeiro, que mesmo sendo jovem na época, inclusive atuando como gandula no início, tinha muita responsabilidade, sendo o escolhido para continuar o trabalho.
TÍTULOS MAIS IMPORTANTES
1995 - Campeonato Municipal
1996 - Quadrangular com os maiores times de Castelo na época em substituição ao Campeonato Municipal que não houve
2002 - Campeonato Municipal e Copa Mangueira
2003- Copa Mangueira e Copa dos campeões (organizada pelo professor matos) e uma Seletiva da Copa JVC
2004 - Copa Mangueira
2005 - Campeonato municipal e Copa Mangueira
2006 - Copa Mangueira
2007- Copa Mangueira
2008- Campeonato Municipal e Copa Mangueira e Copa Feliciano Mourão
2012- Copa Mangueira
2013- Taça Cidade
2014- Copa Queijinho Motos
Obs: na galeria do River Playt constam mais de 100 títulos, citamos acima os de maior repercussão.
CURIOSIDADES:
O primeiro campo de treinamentos do time ficava onde é hoje o hotel e restaurante Quadra do Engenho e segundo Osvaldo, eram feitas cacimbas perto do campo para os jogadores beberem água no intervalo dos jogos.
Quando havia jogo no campo da Mangueira, os atletas iam em um trator cedido pelo senhor Expedito Chaves e depois voltavam a pé para casa.
Certa vez em um torneio disputado no ginásio poliesportivo de Castelo, o River Playt foi o vice Campeão, recebendo um troféu de vaquejada e detalhe, um jogador do time adversário pegou o cavalo branco que era fixado no troféu e escondeu em sua bolsa. Passado um bom tempo discutindo os jogadores do River disseram que não iam receber daquele jeito, pois mesmo sendo de vaquejada, estava faltando uma peça. Pra surpresa de todos, alguém encontrou o cavalo dentro da bolsa do jogador que preferimos não citar o nome, sendo que o troféu foi para a sede do clube, onde se encontra até os dias de hoje. Esse episódio dantesco foi o responsável para que o cavalo branco fosse o mascote do Esporte Clube River Playt.
Guardando as devidas proporções, podemos comparar Osvaldo Ribeiro ao Sir Alex Fergusson, técnico e manager do Manchester United, por estar há um tempo tão longo dirigindo a equipe. O dirigente inglês está desde 1985 comandando o Manchester, exatamente o mesmo tempo que Osvaldo está no River Playt, passando por jogador, treinador, presidente e manager.
Segundo Osvaldo, mais de mil jogadores Vestiram a camisa do tricolor piçarrense nesses 32 anos de atividades do clube, a grande maioria deles sendo revelados na base do time e por serem muitos, foi feito um segundo quadro que recebia o nome de Flamenguinho.
Segundo quadro do River Playt, que recebeu o nome de Flamenguinho
Muitas pessoas contribuíram para o sucesso e a longevidade do clube ao longo dos tempos. Citaremos somente o nome de dona Expedita Lira, moradora da Piçarra que cuidava da sala de troféus com muito amor e carinho, zelando como se fosse sua.
Falando em troféu, na galeria de troféus do Rive Play está exposto um que o time ganhou como campeão no ano de 2003, na primeira "Copa dos Campeões", que reunia todos os times campeões da temporada e organizada pelo professor Matos, que atualmente é presidente da Liga Castelense de Esporte Amador.
A padroeira do River Playt é Santa Luzia.
EM TEMPO
Está em andamento a criação do site oficial do clube, já existindo uma fanpage no facebook. O departamento de marketing vem desenvolvendo projetos, como a venda de espaços na camisa do time para empresas estamparem suas marcas. Estão sendo confeccionados produtos como camisetas, shorts, bonés e outros itens que irão ficar expostos na loja do clube, que será montada brevemente.
Membros da nova diretoria do River Playt exibindo camisas que já se encontram à venda, personalizadas com nome e número do comprador
Recentemente foi feito uma reformulação na diretoria, que contará agora com muitas pessoas para auxiliar Osvaldo Ribeiro, que diga-se de passagem, irá se preocupar somente em montar seu esquema tático e estudar os adversário.
Campeão de um quadrangular na localidade Gameleira, tipo por Osvaldo como um dos mais importantes, devido às circunstâncias da época.
Hoje o River Playt conta com o apoio de uma grande equipe que compõe a diretoria do clube, apoio dos torcedores e de grandes empresas de renome castelense.



